Quantidade de Páginas visitadas

Alunos medalhistas da OBMEP 2017



O Colégio Dr. Gastão Vidigal tem a honra e a alegria em parabenizar os alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - OBMEP / 2017 e suas respectivas professoras:

Nível 1

Aluno: Vitor Eiti Nakano.

Professora: Maria Célia Marcondes.

Premiação: medalha de bronze



Nível 3:

Alunos: Eduardo Shoiti Maeda

Thiago Fernando Kawakami

Professora: Solange Aparecida Nicolau

Premiação: medalha de prata





Apresentação de Poemas e Noite de Autógrafos do livro “A Poesia e a Sensibilidade II”
A Professora Ilma Aparecida da Costa Walter e o s alunos das turmas 9ºA , 9ºB e 2ºK e L promoveram a Apresentação de Poemas e Noite de Autógrafos do livro “A Poesia e a Sensibilidade II”. O evento ocorreu nos dias Dia 08 e 09 de novembro de 2018, no Salão Nobre do Colégio.

Os alunos participaram neste ano letivo de 2018 do Projeto A Prática de leitura do texto poético na escola. Eles se dedicaram e deram os primeiros passos rumo ao estudo da Teoria Literária para o estudo de Poemas, conheceram um pouco das metáforas da vida, da comparação da linguagem e da antítese presente em nosso Tempo. Tendo como resultado o livro.

Os temas abordados na produção textual dos alunos foram: O lugar onde estudo, O lugar onde vivo, Os sentimentos: Amor, Amizade..., O futebol e O Envelhecer.

Foi um grande prazer recebermos a Direção, pais, amigos, professores e autoridade representante do Núcleo Regional de Ensino.

Agradecemos o apoio de todos.

Profª. Ilma Aparecida da Costa Walter

Profª Língua portuguesa – PDE (Gastão Vidigal)








ALUNOS DE ALTAS HABILIDADES DO COLÉGIO ESTADUAL Dr. GASTÃO VIDIGAL DE MARINGÁ RECEBEM PREMIO DE 1° LUGAR NA CATEGORIA ENSINO MÉDIO E TÉCNICO NA II FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR – CÂMPOS MARINGA.
Os alunos Adriel Sartori, Bárbara Vassoler Ramadoni, Nícolas Sartori, e Rafael Assis Teodoro, sob a coordenação da Professora Regiane Ribeiro Leite Zanoti representaram o Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, nos dias 23 e 24 de outubro na II Feira de Ciências Júnior da PUCPR – Câmpus de Maringá, com dois projeto de pesquisa um sobre Educação Ambiental: Reaproveitamento da água do ar-condicionado para utilizar na descarga do vaso sanitário, desenvolvido por meio de pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, debate com professores e análise de dados, que teve como objetivo demonstrar a necessidade de criar estratégias para reciclar a água que sai dos condicionadores de ar, e ao mesmo tempo, corroborar com a sociedade, informando que é possível por meio do planejamento de uma simples modificação estrutural economizar água, recursos financeiros e consequentemente contribuir com a preservação da natureza. E outro sobre Literatura: Sarau Poético, onde pode-se contar com alunos do colégio supracidado que participaram do concurso de poesia. Os alunos se destacaram ao recitar a poesia que fizeram. A coordenadora pedagógica Claudia Bellanda Pegini agradeceu pela iniciativa e pelo sucesso do trabalho que contou com a participação da professora Marcia e disse que esse trabalho foi pioneiro na feira de ciências. O Coordenador da Feira de Ciências da PUC, Professor Dr. Fábio Inácio Pereira entregou o troféu aos alunos parabenizando-os pelo projeto desenvolvido.



Copa Unimed (2018) resultado da participação na modalidade de Tênis de Mesa
Categoria “A” – masculino: 1º lugar geral e 1º lugar individual com o aluno Alex Ryouta Abe (1º C) e feminino: 2º lugar geral;

Categoria “B” – masculino: 2º lugar geral e 3º lugar individual com o aluno Gabriel Tisolin Silva (7º C);

Categoria “C” – masculino: 2º lugar geral e 2º lugar individual com o aluno Arthur de Souza Berso (7º F)



INSCRIÇÕES CURSOS TÉCNICOS 2019-1
Informamos que estão abertas as inscrições para o processo de Classificação dos Cursos Técnicos em Farmácia, Análises Clínicas e Química no período de 26/10/2018 a 14/11/2018, as inscrições serão realizadas na secretaria do Colégio de segunda a sexta-feira nos seguintes horários:




Segunda-feira: 08h:00min às 17h:00min

Terça-feira: 08h:00min às 17h:00min

Quarta -feira: 11h:30min às 17h:00min

Quinta-feira: 08h:00min às 17h:00min

Sexta-feira: 08h:00min às 17h:00min



DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA INSCRIÇÃO (Original e xerox):



- Certidão de nascimento ou casamento (documento obrigatório)

- Documento de Identidade – RG (documento obrigatório)

- CPF (documento obrigatório)

- Comprovante de endereço da COPEL (documento obrigatório)

- Histórico Escolar do Ensino Médio (documento obrigatório)

- Comprovante de renda familiar (documento obrigatório)

- Número de inscrição no NIS (Número de Identificação Social) – (se possuir)

- Atestado de Vacina



Na ausência de algum documento obrigatório a inscrição não será realizada.




Aos candidatos será ofertada Palestra Esclarecedora sobre o currículo do curso e perfil do profissional, a qual será ministrada no dia 20/11/2018 às 19:30 horas no Salão Nobre do Colégio Est. Dr. Gastão Vidigal. A presença na palestra valerá 20 (vinte) pontos no processo classificatório.





Informações importantes:



A matrícula no curso está condicionada a apresentação de todos os documentos obrigatórios e a processo de classificação caso haja mais de 35 alunos inscritos até a data limite das inscrições. Documentações entregues após a data limite das inscrições ficarão em lista de espera caso a turma já possua 35 alunos, devendo aguardar desistências.

A confirmação da matrícula e data de início das aulas será informada posteriormente por telefone ou e-mail, portanto, o preenchimento correto desses dados no ato da inscrição é de suma importância. Caso o Colégio não consiga entrar em contato com o aluno, ou este não confirme sua matrícula até o início das aulas, sua vaga não será garantida e sua matrícula não será realizada.

Em caso de desistência da vaga ou não-confirmação da matrícula, a documentação não será arquivada e deve ser retirada na secretaria do colégio em até 7 dias úteis após o início das aulas ou estas serão eliminadas.


O colégio não possui xerox, portanto a cópia dos documentos e originais que deverão ser apresentados obrigatoriamente no ato da inscrição são inteiramente de responsabilidade do candidato.





PERFIL DOS CURSOS TÉCNICOS





TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

O curso habilita o profissional trabalhar em hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios de diagnósticos médicos, laboratórios de pesquisa e ensino biomédico e em laboratórios de controle de qualidade em saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Esse profissional executa atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Realiza investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas. Executa ações de rotina de trabalho em laboratório de análises clínicas. Recepciona o cliente à execução de exames laboratoriais nas diversas amostras biológicas, nas atividades de auxilio diagnóstico. Opera aparato tecnológico de laboratório de saúde. Aplica técnicas adequadas de descarte de fluidos e resíduos biológicos e químicos. Carga horária: 1600 horas/aula.



TÉCNICO EM FARMÁCIA

O curso habilita o participante para, sob a supervisão do farmacêutico, atuar em Drogarias, Unidades Básicas de Saúde e Unidades de dispensação do SUS. Farmácias de manipulação. Farmácias homeopáticas. Indústria farmacêutica. Indústria de cosméticos. Farmácias hospitalares. Distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

Esse profissional realiza operações farmacotécnicas; identifica e classifica produtos e formas farmacêuticas, composição e técnica de preparação; manipula formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas, homeopáticas e de cosméticos; realiza testes de controle da qualidade. Executa, como auxiliar, as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos. Realiza o controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas, sob supervisão do farmacêutico. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Orienta sobre o uso correto e conservação dos medicamentos. Carga horária: 1920 horas/aula.



TÉCNICO EM QUÍMICA

O curso habilita o profissional para trabalhar em indústrias químicas; laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins; laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas; empresas de consultoria, assistência técnicas, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos; estações de tratamento de águas e efluentes.

Esse profissional realiza atividades como: operação, controle e monitoramento de processos industriais e laboratoriais. Avalia atividades, controle de qualidade matérias-primas, insumos e produtos; realização de amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Desenvolve produtos e processos. Compra e estoca matérias-primas, insumos e produtos. Carga horária: 1776 horas/aula.
Premiação do Aluno Patrik Manuel Pereira da Silva
Patrik Manuel Pereira da Silva, aluno da Sala de Recurso Multifuncional do Colégio Gastão Vidigal, participou do concurso de desenho em comemoração aos 110 anos de imigração Japonesa no Brasil, na categoria 6° ano do Ensino Fundamental – desenho e frase.

No dia 20 de julho no pavilhão azul do Parque de Exposição de Maringá, Patrik recebeu da Secretária de Educação do Município Valkiria Santos, o certificado pelo seu desenho classificado em 6° lugar.




I EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS ALUNOS DE ALTAS HABILIDADES
Nos dias 10 e 11 de julho a Professora Regiane Ribeiro Leite Zanoti juntamente com os alunos Nícolas Sartori, Adriel Sartori, Bárbara Vassoler Ramadoni e Rafael Assis Teodoro, realizaram a I Exposição de Trabalhos dos aluno com altas habilidades, onde os temas estudados durante o primeiro semestres foram expostos por meio de projetos para toda comunidade escolar.

A exposição contou com os projetos de:

Comunicação: Métodos de estudos - Adriel Sartori;

Desenho: Mangá – relatou a guerra na Síria - Nicolas Sartori;

Educação Ambiental: Reaproveitamento da água do ar condicionado do colégio - Rafael Assis Teodoro;

Literatura: Concurso de Poesias - Bárbara Vassoler Ramadoni.

CONCURSO DE POESIAS

A aluna Bárbara Vassoler Ramadoni, sob a orientação da professora Regiane Ribeiro Leite Zanoti e auxiliada pela professora Marcia Maria da Silva, realizou o Concurso de Poesias com a divulgação dos classificados e premiação dos mesmos com medalhas e certificados durante a apresentação dos trabalhos. Bárbara deu enfoque em sua pesquisa sobre a importância do hábito de leitura, bem como a valorização de enriquecer o vocabulário e expandir o conhecimento.




Trabalho de Ciências realizado com as turmas 6A, 6B, 6C e 6D
Exposição das maquetes sobre as camadas da Terra, objetivando aos alunos compreenderem as camadas constituintes da Terra, bem como as principais características da crosta terrestre. Propiciar ao aluno o conhecimento sobre o que é manto, núcleo e quais são os principais ambientes da Terra.

Trabalho realizado com as turmas 6A, 6B, 6C e 6D do período vespertino na disciplina de ciências, com o auxílio da professora Flávia de Maria Henrique.


Menção Honrosa
Parabenizamos os (as) alunos (as)

Gabriella Issa Reis Azzolini

Isadora Maria Melo torres

Miguel Eduardo Yoshida Grippa

Pelo recebimento do certificado de Menção Honrosa referente ao desempenho na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2017)

Inscrições para o processo de classificação dos Cursos Técnicos
Informamos que estão abertas as inscrições para o processo de Classificação dos Cursos Técnicos em Farmácia, Análises Clínicas e Química no período de 05/06/2018 a 21/06/2018, as inscrições serão realizadas na secretaria do Colégio.

Clique aqui para ver os horários e documentação necessária para a inscrição

Clique aqui para ver as orientações
Premiação Futsal Feminino
Aulas práticas de Ciências, em parceria com a SANEPAR, para os aluns dos 6ºs e 9ºs anos.


Eco expresso SANEPAR – Projeto do Rio ao Rio pretende levar a todo o Estado do Paraná o conhecimento sobre o Ciclo da Água e o Saneamento Ambiental. O bom uso da água que passa por nossas casas e a conservação dos recursos hídricos depende das ações de todos. Foi apresentado por maquetes o processo e cuidados com manancial, captação, tratamento, distribuição, uso correto, ligação de água e esgoto, tratamento de esgoto e destinação de resíduos sólidos urbanos.

mais fotos

CONSCIÊNCIA NEGRA: UMA QUESTÃO DE PRIORIDADE NO BRASIL
O trabalho de História (história em quadrinhos), desenvolvido pela Professora Maria Sueli Justiniano da Silva com os alunos dos segundos anos do ensino médio do A ao H, teve por objetivo mostrar o destino da população negra africana a terras brasileiras, desde o período colonial, imperial findando com a Proclamação da República e as diversas formas de conscientização da inclusão do negro na sociedade.

Estamos ainda em um processo de destituição da cultura racista impregnada no País; pois foram séculos de dominação e opressão sobre a população negra. O processo histórico estudado compreendeu diferentes fases, destacando principalmente as estratégias utilizadas com o objetivo da busca pela liberdade e dignidade, nos mais variados segmentos: social, político e econômico.

Temos uma intensa jornada a trilhar, com a clareza que a consciência de todos será uma só: de vivermos em paz nos respeitando mutuamente.

Depoimento de uma aluna representando os segundos anos de A ao H.

“Foi um aprendizado muito bom, pois retomamos os conteúdos estudados, onde acabou ajudando para os conteúdos da prova.

Estudar a história do Brasil foi muito gratificante, pois muitas vezes não sabemos o que realmente aconteceu nos tempos passados no nosso país, poder até relacionar os governos de antigamente e da atualidade, pois muitos fatos podem ter levado o governo brasileiro como está hoje.”

As fotos relacionadas ilustram parte dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Os alunos do Colégio Gastão Vidigal, que tiveram as melhores médias do 1° e 2° trimestres deste ano.




Os alunos do Colégio Gastão Vidigal, que tiveram as melhores médias do 1° e 2° trimestres deste ano, de acordo com a série matriculada, foram laureados com certificado. Parabenizamos à todos.

PASSE DO ESTUDANTE 2018


Informamos que o início das inscrições para o PASSE DO ESTUDANTE 2018, será a partir do dia 15/12/2017 até 31/03/2018.

As inscrições serão feitas através do site da PREFEITURA DE MARINGÁ.

Orientamos para que, não deixem para última hora para fazer seus pedidos de RECARGA e SOLICITAÇÃO DE CARTÃO.








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito